sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lobo-Ibérico no Montemuro

Existem actualmente cerca de 2000 lobos em liberdade na Península Ibérica, sendo que 300 se movimentam nas serras portuguesas.
Entre o Montemuro e a serra da Arada vagueiam três alcateias. Em Cinfães existe um grupo instável em que não foi detectada reprodução.
Pelo Grupo Lobo está a ser desenvolvido um Plano de Monitorização do Lobo nas serras da Arada, Freita, Montemuro e Leomil.
Com o patrocínio da Eólica da Cabreira, SA, da EDF e devido à persistência e empenho do Sr. Eng. Carlos Pimenta constituiu-se a Associação para a Conservação do Habitat do Lobo-Ibérico nas Serras da Arada, Freita e Montemuro.
O habitat do lobo tem vindo a ser ameaçado pela fragmentação de que tem sido alvo ( construção de estradas e de IC'S ), pela falta de presas silvestres e domésticas e pela crescente eucaliptização dos montes.
A construção de parques eólicos perturbou também o meio natural onde o lobo se movimenta. Mas, paradoxalmente, são a empresas investidoras ( Eólica da Cabreira, SA e EDF ) quem está a promover a protecção e preservação do lobo. A inovação, que poderia representar a maior ameaça, parece ser a salvação deste animal lendário.
Mas o maior perigo persiste: o Homem, esse, que, desde tempos imemoriais, sempre o perseguiu, envenenou, armadilhou e matou.
A sensibilidade, porém, está mudar e o respeito pelo Lobo, pela sua aura de liberdade e indómita ânsia de viver, incute-se cada vez mais nas populações serranas. Vamos proteger o Lobo, vamos zelar pelo seu habitat.
Aqui deixamos algumas curiosidades acerca do Lobo-Ibérico. Oxalá despertem mais interesse e mais vontade na sua preservação. Preservá-lo é salvaguardar um património imaterial bem arreigado na cultura montemurana.

O lobo é da família do cão e é o maior dos canídeos. Mede cerca de 70 cm e pesa entre 25 e 40 kg. Estes animais conseguem detectar uma presa a 2,5 km de distância. Os lobos reconhecem o uivar dos seus filhos até seis quilómetros.
O lobo-ibérico é carnívoro e as principais presas são javalis, veados, corços. Quando não encontram comida, atacam os rebanhos. Mas, lembremos, só ataca porque tem fome.
Normalmente, os lobos têm muito medo do homem e evitam-no sempre que podem. Também gostam de comer vegetais: erva, amoras e figos.
Onde o lobo gosta de viver é na mata e no seio de matagais. Percorre os dorsos serranos em busca de comida, chegando a andar 40 km numa só noite.
Faz a sua toca nas raízes das árvores, debaixo das rochas ou em grutas.
O lobo-ibérico é uma espécie em vias de extinção e é protegida por lei.
A Associação para a Defesa do Vale do bestança, em parceria com a Associação para a Conservação do Habitat do Lobo-Ibérico nas Serras da Arada, Freita e Montemuro vai realizar dentro em breve uma conferência/debate sobre o lobo-ibérico, na Casa da Cultura, em Cinfães. Daremos nota disso mais adiante.

Sem comentários: