terça-feira, 22 de julho de 2008

ABRIGOS DE PASTOR NO MONTEMURO




Estas singelas construções aparecem-nos, amiúde, nas vertentes da serra de Montemuro, bem como no vale do Bestança.
Os abrigos construídos pelos pastores assumem uma morfologia quadrada ou sob o redondo, sendo muitos escavados em saibro mole com tecto abobadado.
Erguem-se paredes de pedra aparelhada, sem qualquer argamassa a unir as juntas, sendo a cobertura de colmo ou, então, de pesadas lajes graníticas. Sobre o colmo assentam-se algumas pedras no beiral de modo a que a palha não levante com o vento. A entrada é desguarnecida de porta, o tecto é baixo e não tem qualquer abertura lateral. O chão é térreo e a um canto surge o trasfogueiro onde o pastor, tantas vezes enregelado e paciente, acende a fogueira à espera que o mau tempo amaine.
A única luz que do exterior entra no abrigo provém de entrada ampla e sem porta.
Na serra, acima de Marcelim, no Perneval ou no Talegre, os abrigos encontram-se nas formações rochosas naturais a que os pastores dão o nome de “ lapas “.
Aqui acolhem-se os guardiães da serra procurando refúgio dos rigores inverneiros – ventania, chuva ou trovoada – debaixo de uma mole rochosa por vezes também com a configuração de gruta ( a da Fraga da Moura, a montante de Marcelim, v.g. ).
De qualquer forma, sejam construções humanas ou formações naturais aproveitadas, os espaços são sempre acanhados e toscos.
Nos abrigos roubados ao saibro encontra-se no interior um banco cavado na parede onde o pastor descansa olhando, resignado, a inclemência do dia.
Nos Covais, em Tendais, vimos abrigos de pastor próximos a campos de cultivo e lameiros, sinal de que, enquanto o gado pasta, o pastor vai-se dedicando ao amanho da terra abrigando-se quando o mau tempo assim o obriga.
Na Grijinha, também em Tendais, existe um abrigo de pastor na borda do caminho que de Macieira conduzia a Aveloso.
Marcos da arquitectura tradicional estes abrigos merecem de todos a atenção devida para que se mantenham in situ e não sejam desvirtuados pela utilização de materiais menos consentâneos, como a folha-de-flandres, v.g. na cobertura.

1 comentário:

Escorregadoiro disse...

Olá Ventura! Acabo de descobrir o teu blogue. Vou explorá-lo com mais tempo, mas desde jámos meus parabéns! Se precisares de algumas fotos para compltar os teus posts, podes encontrar algumas nesta minha galeria: http://galerias.escritacomluz.com/jcmonteiro/album102.
Grande abraço.
Carlos Monteiro